QUAL O PERFUME CERTO PARA VOCÊ?
#1 EDP ou EDT? O que significa?
#2 Como a mágica acontece?
Notas de topo/cabeça:
Se a primeira impressão é a que fica, em uma fragrância quem carrega essa responsabilidade são as notas de topo, pois é delas o cheiro que você sente assim que aplica o perfume. As notas de topo são pequenas moléculas que evaporam rápido e, por isso, a fragrância também se dissipa na mesma velocidade. Em alguns perfumes as notas de topo aparecem durante 2 minutinhos, em outros pode durar 1 hora. Geralmente essas notas são conhecidas como frescas, agressivas, agudas, pois tem um cheiro muito forte e volátil. É provável que você encontre nas notas de topo substâncias cítricas, frutas leves, ervas, gengibre, entre outras.
Notas de meio/coração:
Logo depois que as notas de topo se dissipam, as de coração aparecem. E como o próprio já nome diz, esse é o coração da fragrância, as principais notas estão nesse grupo. A responsabilidade, dessa vez, é imprimir personalidade ao perfume. As notas de coração são descritas geralmente como mais suaves e polidas, e os exemplos são as essências de lavanda, frutas não cítricas, jasmim ou de rosas. Esse é um grupo de notas menos volátil e vai te acompanhar durante o processo de evaporação do perfume, impedindo que as notas de fundo apareçam antes da hora.
Notas de base/fundo:
As últimas, mas não menos importantes! Quando você começa a sentir as notas de fundo, ainda é possível sentir as de coração. Esse momento é considerado como “o tema principal do perfume”, a união entre fundo e coração. A responsabilidade desse grupo é trazer profundidade e solidez para a fragrância, fortificando as notas de topo e coração, além de fixar e exalar o cheirinho do perfume no corpo por longas horas. Isso acontece porque nesse grupo estão as moléculas mais densas, que evaporam lentamente. Especialmente as notas derivadas de animais, baunilha, âmbar, patchouli e musk. Algumas notas podem ser sentidas até mesmo após 24 horas após a aplicação.
#3 Já ouviu falar em família olfativa?
As fragrâncias são classificados em famílias e subfamílias olfativas. Essa classificação é feita a partir da predominância de notas na composição do perfume. Se você entende um pouquinho do que são essa famílias, suas chances de acertar na compra do perfume é muito maior!
Aromático: os aromáticos são compostos principalmente por sálvia, alecrim, tomilho e lavanda, geralmente acompanhados por notas cítricas e apimentadas. Esta familia é muito utilizada na perfumaria masculina.
Floral: a família olfativa mais popular! É composta por jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais. São notas que transmitem romance, delicadeza e feminilidade.
Floriental: notas, misteriosas, cativantes e sensuais! São uma combinação entre florais com fundo oriental e um toque adocicado.
Oriental: notas sensuais, misteriosas, quentes, envolventes. Uma combinação de notas frescas com notas mais quentes, como baunilha, âmbar e madeiras.
Amadeirado: notas, refinadas, elegantes. Familia composta por madeiras como cedro, sândalo, patchouli, que podem resultar em notas mais secas e menos adocicadas. Possuem toques de canela, terra ou tabaco.
Fougère: fragrâncias estimulantes e marcantes! Um acorde que inclui notas cítricas, lavanda e cumarina acompanhadas de notas amadeiradas e de almíscar. Na maioria das vezes os perfumes desta família são masculinos.
Cítrico: são composições leves e pouco perfumantes em longo prazo. Muito frescas, podem ser usadas por homens, mulheres, crianças e bebês! Suas principais matérias-primas são as essências de cedra, litsea cubeba, bergamota, limão, laranja e cumarú.
Chipré: Tem uma tríade de notas em evidência para caracterizá-la. Essa tríade é composta por notas cítricas no topo, corpo e fundo amadeirados compostos por patchouli e musgo de carvalho.
Subfamílias olfativas:
Ambarado: Contém âmbar em destaque, com fechamento suave e macio, com adição de baunilha ou derivados, sem se tornar doce.
Animálico: Perfumes com base forte e marcante, contendo notas animálicas de civeta e/ou castoreum.
Aquático: Trazem notas com aspecto aquático, marinho, leve, ozônico. Utiliza muito a molécula sintética calone, que imita o cheiro marinho.
Aromático: Traz notas frescas de abertura e desenvolvimento como lavanda, alecrim, artemísia, menta, manjericão, etc.
Gourmand: Composta terminantemente por notas gustativas como chocolate, baunilha, açúcar, caramelo, nozes, coco, leite, mel, etc. Aquele tipo de perfume que dá até vontade de comer a pessoa que está usando.
Almiscarada: Nuances suaves e macias de almíscar, lembrando cheiro da própria pele ou de bebê.
Atalcado: Perfumes limpos e confortáveis, lembra o cheiro de produtos cosméticos. Pode conter íris, violeta, fava tonka.
Especiado: Traz a presença das mais variadas especiarias, sejam quentes, frias, salgadas, fortes ou fracas. Exemplos: cardamomo, cravo, canela, gengibre, noz moscada, pimenta preta, pimenta rosa, coentro, etc.
Prontinho! Agora é só pegar as fragrâncias que você ama, pesquisar suas famílias olfativas e as notas, depois ver se o perfume que você tá namorando é parecido com eles. Ficou fácil, né?

Comentários
Postar um comentário